Últimas Notícias
SERRA-ES
25 fevereiro 2021

Tratamento para hanseníase de graça na Serra

A prefeitura da Serra oferece tratamento gratuito contra hanseníase em quatro unidades regionais da Secretaria Municipal de Saúde. A medicação é fornecida gratuitamente nas próprias unidades.

Os principais sinais e sintomas de hanseníase são: manchas brancas ou avermelhadas dormentes; dor nos nervos dos braços, das mãos, das pernas ou dos pés; parte do corpo com formigamento ou dormência; caroços no corpo, ausência de dor em casos de queimaduras ou cortes nos braços, mãos, nas pernas e nos pés.

Quem apresentar algum dos sinais ou sintomas citados pode procurar a unidade de saúde de sua referência para uma avaliação. Caso a avaliação se confirme, o paciente é encaminhado para tratamento com o médico especialista por meio das unidades regionais.

A preocupação é o grande número de pessoas diagnosticadas tardiamente e o percentual ainda baixo de realização de exames nas que convivem no mesmo domicílio com os portadores da hanseníase.

Mês de Combate à Hanseníase

Durante o mês de janeiro, a Sociedade Brasileira de Hanseníase promoveu a campanha “Janeiro Roxo – Todos Contra a Hanseníase”. O último domingo do mês é considerado pelo Ministério da Saúde (MS) o Dia Nacional de Combate à Hanseníase, uma das doenças de pele que acomete grande parcela da população.

Saiba Mais

A hanseníase é uma doença comum no Brasil, causada por uma bactéria que ataca a pele e os nervos, principalmente dos braços e das pernas.

A hanseníase é transmitida de uma pessoa que possua a doença e não esteja em tratamento para outra pessoa que não possui a doença, principalmente através da respiração durante o convívio diário.

Locais de tratamento:

Unidade Regional de Boa Vista

Unidade Regional de Jacaraípe

Unidade Regional de Serra Dourada

Unidade Regional de Serra Sede

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO