Últimas Notícias
SERRA-ES
1 março 2021

Servidores da Saúde param atendimento em hospitais do Espírito Santo

683138802-cre

Os servidores da saúde paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (15) e a população está sem atendimento. A paralisação é liderada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Saúde no Espírito Santo (Sindsaúde-ES), que promete retornar apenas na próxima sexta-feira (18).

Apenas os casos de urgência e emergência serão atendidos. Nos quatro dias de paralisação os serviços que dependem de profissionais como técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório, e técnicos de imobilização ortopédica, entre outros, vão parar. Consultas ambulatoriais, exames e procedimentos como retirada de gesso, remoção de pontos, e aplicações de injeções não acontecerão.

Regiane saiu de Nova Venécia para receber atendimento no CRE Metropolitano, em Cariacica e vai ficar sem atendimento. “Eu acho um absurdo, porque a gente vem de longe, fizemos cinco horas de viagem com pessoas idosas e de outros municípios e quando chegamos aqui nos deparamos com essa situação que não estávamos esperando”.

Além da reivindicação por melhores condições de trabalho, o movimento reivindica ainda recomposição salarial dos últimos 12 meses, conforme a inflação do período, e concessão do auxílio alimentação.

Serão atingidos hospitais como São Lucas (no HPM, em Vitória), Infantil de Vitória, Himaba (Infantil de Vila Velha), Antônio Bezerra de Farias (Vila Velha), Dório Silva (Serra), Geral deLinhares (HGL), Estadual de São José do Calçado, Jones dos Santos Neves (Baixo Guandu), além do CRE de Cachoeiro de Itapemirim, Crefes (Vila Velha), e CRE Metropolitano (Cariacica), e muitas outras unidades.

Além das reivindicações comuns a todas as categorias, os trabalhadores da Saúde voltam a apresentar  a pauta das más condições de trabalho. A realidade nos hospitais estaduais é de pacientes sendo entubados no chão e medicados em pé.

Por nota, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que o governo criou um comitê gestor de carreira e relações sindicais que já vem discutindo a negociação com o fórum e que o compromisso é manter os salários dos servidores em dia. Sobre as consultas, a Sesa informou que serão remarcadas com prioridade.

Fonte: Folha Vitória

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO