Últimas Notícias
SERRA-ES
7 março 2021

Programa abre 965 bolsas em faculdades particulares no Estado

bolsa-4089125

Estudantes de todo o Estado podem se candidatar a uma das 965 bolsas para custear parte ou completamente um curso no ensino superior em faculdades particulares localizadas no Espírito Santo. As inscrições para o programa Nossa Bolsa começam hoje e vão até 7 de janeiro.
O programa é direcionado a candidatos com renda mensal familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, para quem quer cobertura de 100% da mensalidade.
Já quem tem renda familiar per capita igual ou superior a um salário mínimo e meio pode se candidatar a ter 50% de sua graduação custeada, desde que a renda não ultrapasse três salários mínimos. Há também previsão de reserva de 20% das vagas para negros.
Conseguir a bolsa vai depender também da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É preciso ter tirado, no mínimo, 500 pontos na prova objetiva e 450 pontos na prova de redação. A classificação do candidato vai depender da nota no Enem.
As vagas estão distribuídas por 31 faculdades do Estado. Entre alguns dos critérios para disputar as vagas está ser morador do Espírito Santo no momento da inscrição e não ter concluído nenhum curso de graduação. O programa é ligado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional.
Expectativa
Para disputar uma das vagas do Nossa Bolsa é necessário ter cursado as três séries do ensino médio em escola pública localizada no Estado. Esse é o caso de Brenda Niurin, 19 anos, que tentará uma das vagas no programa, embora reconheça que seu alvo principal são os cursos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Já Wanderson Bernaldino Sigesmundo, 24, tentou ano passado uma das vagas no Programa Universidade para Todos (Prouni) e este ano tentará uma oportunidade pelo Nossa Bolsa. “A expectativa sempre é grande para ganhar. Mas a quantidade de bolsas ainda é pequena”.
Edital
Requisitos para inscrição
– Não ter sido beneficiário do Programa Bolsa Universitária Nossa Bolsa
– Não ter concluído nenhum curso de graduação
– Ter feito o ensino médio em escola pública dentro do Estado
– Ser morador do Espírito Santo no momento da inscrição
– Ser brasileiro nato ou naturalizado
Número de bolsas
– São 965 bolsas em 31 cursos
– 20% das bolsas são destinadas a negros
Inscrições
Das 14h de hoje até as 18h de 7 de janeiro
Documentos
– Devem ser entregues nas faculdades em até cinco dias úteis, contados a partir do dia seguinte à divulgação do resultado do Enem
– As faculdades devem repassar os documentos a Fapes em até dois dias úteis contados a partir da dia de entrega dos documentos pelos candidatos
Resultado
Será divulgado em fevereiro
Recursos
Até cinco dias úteis após a publicação do resultado
Matrícula
Até 72 horas após a publicação da homologação do resultado
Bolsa Integral
É concedida ao candidato com renda mensal por pessoa da família igual ou inferior a um salário mínimo e meio
Bolsa Parcial
É liberada bolsa de 50% do valor da mensalidade do curso para candidatos com renda por pessoa da família superior a um salário mínimo e meio e inferior ou igual a 3 salários mínimos
Renda per capita
O cálculo da renda per capita do grupo familiar vai ser feita com base na análise dos documentos entregues pelo candidato
Inscrição
A inscrição será exclusivamente pelo site www.nossabolsa.es.gov.br
O candidato só poderá se inscrever para um curso, optando por um dos turnos e uma das faculdades
Critério
O candidato tem que alcançar a nota mínima de 500 pontos nas provas objetivas e 450 pontos na prova de redação do Enem.
Fonte: Gazeta Online

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO