Últimas Notícias
SERRA-ES
4 março 2021

Mais de 300 mil eleitores não cadastraram digitais para votar no Espírito Santo

pol130116gzm168-4119441

Faltando pouco mais de um mês para acabar o período determinado para o cadastramento biométrico em municípios capixabas, 307.689 eleitores ainda não compareceram aos cartórios eleitorais. O número representa impressionantes 78,25% do corpo eleitoral das cidades escolhidas para a atualização.
O levantamento é do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Foram contabilizados os cadastros feitos até a noite desta terça-feira (12).
Ao todo, 390.754 pessoas deveriam comparecer aos cartórios eleitorais para o cadastramento que é obrigatório, mas apenas 83.065 o fizeram. Quem não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado.
Vitória foi o município que teve o maior percentual de abstenção até agora. Ao todo, 87% (224.143) dos eleitores da Capital não registraram suas digitais para as eleições municipais, que serão realizadas este ano. O período para se regularizar é até o dia 27 de março.
Já Alegre seguiu o caminho oposto. O cadastramento terminou em abril de 2014 e 78% de eleitores (19.484 das pessoas) fizeram o registro.
Entraram na conta, os eleitores de 12 dos 16 municípios em que o cadastramento biométrico tem sido realizado desde 2014: Vitória, Alegre, Ibitirama, Divino São Lourenço, João Neiva, Marechal Floriano, Laranja da Terra, Água Doce do Norte, Mimoso do Sul, Marilândia, Águia Branca e Vila Valério.
São Domingos do Norte, São Roque do Canaã e Vila Pavão ainda não possuem dados. Em Ponto Belo, o cadastramento só começa no dia 18.
A coleta de assinatura, digitais e foto é obrigatória para todos os eleitores das cidades citadas. O novo sistema gerará mais segurança na identificação do eleitor no momento da votação.
Como regularizar a situação?
Vitória
Datas
Os eleitores devem comparecer aos cartórios eleitorais até o dia 27 de março.
Onde fazer?
Cartório 1ª ZE – Fórum Muniz Freire, Centro;
Cartório 52ª ZE – Centro Empresarial da Praia, Praia do Suá;
Cartório 56ª ZE – Avenida Norte-Sul, Jardim Camburi.
Horários:
Das 11h às 18h
Documentos
Documento oficial de identificação e comprovante de residência. Não são aceitos a CNH como documento de identificação para a operação de alistamento (primeiro título) e o novo modelo de passaporte para qualquer operação eleitoral.
O que acontece se eu não fizer o cadastramento?
O eleitor que não comparecer dentro do prazo estabelecido terá o título cancelado;
Será impedido de obter passaporte;
Participar de licitações;
Tomar posse em cargos públicos e se matricular em instituições públicas de ensino.
Fonte: Gazeta Online

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO