Nesta quarta, quinta e sexta-feira (dias 9,10 e 11), a Secretaria de Saúde (Sesa), em parceria com as secretarias de Serviços (Sese), Defesa Social (Sedes) e Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai realizar uma força-tarefa para combater o mosquito Aedes aegypit no bairro Vila Nova de Colares. A ação vai acontecer das 8 às 16 horas.

Na sexta-feira (11), servidores dessas secretarias vão realizar uma panfletagem sobre a dengue e o Zika vírus nos terminais rodoviários de Carapina e Laranjeiras. Também será realizada panfletagem nos sinais de trânsito da Praça das Águas de Jacaraípe, na BR-101, em frente ao Apart Hospital e em frente ao Posto de Gasolina Ceolin, em Serra Sede.

Em Vila Nova de Colares serão realizadas visitas domiciliares com orientações aos moradores de como combater focos do mosquito da dengue, tratamento nas galerias e valões dos bairros. Além disso, os agentes vão realizar visitas em pontos estratégicos (PE) que são monitorados a cada quinze dias pelo departamento, como borracharias, ferros-velhos e locais para reciclagem de materiais.

Também faz parte das ações o bloqueio de transmissão dos casos de Dengue, que se dá por uma visita dos agentes da vigilância epidemiológica em saúde às pessoas que já tiveram a doença. Nesses casos, é realizada pulverização a pé no raio de 150 metros da residência da pessoa que contraiu a dengue.

De acordo com a superintendente da vigilância em saúde, Kelly Rose Areal, “nós temos que realizar uma força tarefa em conjunto com a população, a fim de eliminar quaisquer criadouros do mosquito Aedes aegypti, que é o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya”, afirmou.

Disque Dengue

A Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) mantém os serviços do Disque Dengue de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas. O morador que quiser realizar alguma denúncia, sem se identificar, de foco de mosquito da Dengue ou pedir alguma ajuda deve ligar para o telefone 3228-5394 que os agentes de combate a endemias visitam o local.

Carro Fumacê

A ação, realizada ela Vigilância Ambiental em Saúde, vai percorrer os bairros da Serra, no horário noturno. Confira a programação desta semana:

Segunda-feira (07/12) – Atlantic Venner, Colina de Laranjeiras, Laranjeiras Velha, Taquara I e II.

Terça-feira (08/12) – Nova Carapina I e II

Quarta-feira (09/12) – Jardim Carapina

Quinta-feira (10/12) – Residencial Monte Verde, Mestre Álvaro, Pitanga, Barro Branco.

Sexta-feira (11/12) – Bairro das Laranjeiras

Fonte: Prefeitura da Serra