Últimas Notícias
SERRA-ES
28 fevereiro 2021

Cursos gratuitos pela internet podem bombar o currículo. Veja as opções

Com o aumento da disputa pelas vagas no mercado de trabalho devido à crise econômica, ser selecionado para um emprego está cada vez mais difícil. Na hora da escolha, os empregadores optam pelos profissionais mais capacitados para trabalhar. Mas como arranjar tempo e dinheiro para investir na sua formação? É neste momento que os milhares de cursos gratuitos disponíveis na internet podem fazer a diferença.
Segundo a diretora executiva da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), Neidy Christo, além de demonstrar que o profissional tem interesse em oferecer um serviço melhor, participar de um curso online pode despertar novas perspectivas de carreira.
“Os empregadores dão muito valor a isso, não só para quem está buscando uma vaga como para quem já está empregado. Além disso, são opções que não mexem no orçamento e podem ser feito a qualquer hora do dia, de madrugada, em um fim de semana ou na hora em que a pessoa puder estudar. Quem sabe até não incentive uma virada na carreira, em outra área”, afirma.
Gerente da Center Recursos Humanos, Eliana Machado indica as opções mais valorizadas nas seleções. “A melhor escolha depende da área em que a pessoa atua, mas de uma maneira geral, eu indicaria os cursos para trabalhar com o Excel, técnica que muita gente ainda desconhece, os que trabalham com a oratória e com empreendedorismo, que não servem só para quem quer abrir o próprio negócio, todo mundo precisa saber identificar novos mercados”, explica.
Estudar em casa requer disciplina mas pode gerar bons resultados
Aproveitar o tempo de descanso para se especializar em alguma área pode parecer custoso, mas é cada vez mais necessário em uma época de tantas demissões. “Várias empresas estão fazendo cortes, como saber se não poderei ser o próximo? Não podemos nos acomodar. Além disso, posso, por exemplo, fazer um curso de culinária e vender comidas, ganhando uma renda extra no fim do mês”, lembra Neidy.
Mesmo para aqueles que já estão matriculados em alguma instituição, estudar fora da sala de aula é essencial. “Existem aplicativos de celular que ajudam a estudar enquanto espera uma pessoa, audioaulas que podem ser ouvidas no carro e vários outros mecanismos que tornam a atividade mais fácil. Só precisa ter disposição para adquirir conhecimento”, revela Eliana.
Fundação Getúlio Vargas: a FGV conta com cerca de 60 cursos online, entre eles “Como fazer investimentos (básico e avançado)”, argumentação jurídica, direito tributário, gestão de recursos, gestão de pessoas, gestão de TI e outros.
Universidade de São Paulo: a USP oferece vídeo aulas dos professores da própria instituição nas áreas de exatas, humanas e biológicas. Destaque para os cursos de relações públicas, relações institucionais, economia empresarial, marketing, gestão de políticas públicas, design, artes e música.
Unieducar: a universidade oferece versões gratuitas com carga horária de quatro horas dos cursos pagos oferecidos por ela. Entre as opções há o Excel avançado, inglês, direito constitucional, Coreldraw, gerenciamento de redes sociais, além de temas relacionados à educação, direito e administração.
Prime Cursos: conta com cursos de moda, hotelaria, desenho de mangá/anime, marketing pessoal, sketchup, bolos decorados, penteados para festas e casamentos, espanhol, empreendedorismo e teologia.
Universidade Fluminense: possui 378 videoaulas de temas ligados à medicina, nutrição, economia, sociologia, administração, educação e de outros cursos oferecidos pela instituição.
Lac Concursos: oferece versões gratuitas de aulas preparatórias para concursos de todo país.
Duolingo: é um aplicativo para celular que oferece lições de inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para dispositivos iOS e Android.
Learn English Online: Oferece 56 lições, do iniciante ao intermediário, e disponibiliza chats de conversação com outros usuários.
Livemocha: oferece curso de espanhol, segunda língua mais falada no mundo, até o nível intermediário de forma gratuita.
Busuu: oferece aulas de alemão, inglês, turco, árabe , italiano, japonês, francês, polonês, russo e espanhol com exercícios, conversação, testes e outros materiais.
EDX: O site reúne mais de 800 cursos gratuitos de instituições como MIT, Harvard, Berkeley, Sorbonne e Boston University. A maioria das aulas estão em inglês ou na língua nativa das universidades.
Fonte: Gazeta Online

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO