Últimas Notícias
SERRA-ES
4 março 2021

20 mil vagas em cursos gratuitos serão abertas no Estado

eco_01_min_deeb-3958293

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) deverá oferecer cerca de 20 mil vagas em cursos profissionalizantes e de qualificação gratuitos no Espírito Santo.
“Nos próximos dias, haverá uma reunião para definir o quantitativo de vagas e as instituições que vão oferecer essas oportunidades. Além disso, o encontro vai estabelecer como será feita a seleção dos candidatos. A oferta vai girar em torno de 20 mil vagas e muitos candidatos vão aparecer”, disse a subsecretária de Trabalho, Emprego e Renda, Fernanda Maria Souza.
Segundo ela, o programa está em fase de captação, ou seja, levantamento de vagas, disponibilidade das instituições e demandas de cursos por regiões, entre outros aspectos.
A subsecretária informou, ainda, que haverá oportunidades em cursos como soldador, técnico mecânico, eletricista, cabeleireira, operador de máquina, técnicos em meio ambiente, segurança do trabalho e administração.
O Pronatec tem como objetivo expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país, além de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público.
O anúncio das novas vagas foi feito pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias, durante visita ao Estado, no último dia 20 de julho.
Instituições
Instituições como Senai, Senac, Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Secretaria de Estado da Educação (Sedu), entre outras, são algumas das ofertantes de vagas dentro do programa de qualificação.
Entre os anos de 2011 e 2014, foram realizadas mais de 8 milhões de matrículas no Pronatec. O total do investimento foi de R$ 15 bilhões. A informação é do Ministério da Educação (MEC).
Cabe ressaltar, ainda que em 2015 serão ofertadas um total de 1,3 milhão de matrículas no Pronatec no país, em todas as modalidades, que são cinco no total: expansão da rede federal de educação profissional, científica e tecnológica; programa Brasil Profissionalizado; rede e-Tec Brasil; acordo de gratuidade com os Serviços Nacionais de Aprendizagem; e Bolsa-Formação (Sisutec).
Saiba mais
Locais de curso
No Estado, as oportunidades de cursos devem ser oferecidas pelo Senai, Senac, Ifes, rede estadual de ensino, entre outras instituições
Setores
Haverá oferta de cursos para vários segmentos, como comércio, estática e indústria
Cursos
O Pronatec contará com vagas para soldador, eletricista, cabeleireira, operador de máquina, técnico em meio ambiente, segurança do trabalho, em administração, e técnico mecânico. Esses são os cursos com maior procura entre os candidatos. Mas haverá outras opções
Vagas
A expectativa é de que sejam oferecidas cerca de 20 mil vagas no Espírito Santo. A distribuição de vagas por instituição e a oferta dos cursos devem ser definidas nos próximos dias.
Fonte: Gazeta Online

PREVISÃO DO TEMPO

CUPOM DESCONTO